Dominação Psicológica.
Entre todas as práticas do BDSM, uma das mais complexas, sedutoras e efetivas, é a Dominação Psicológica. Independe de aparência ou beleza, é algo interior que emana de si. É o poder de persuasão, verbalização e sedução nas palavras. No Universo BDSM, esta habilidade é imprescindível para o processo de dominação do Dominador, muitos sonham tê-la. Alguns até conseguem e suas submissas conseqüentemente são apegadas, incondicionalmente.
O conhecimento teórico de algumas ciências sociais como psicologia, antropologia, filosofia e neurologia, ajuda muito a entender a mente e o comportamento humano podendo usar em pros na Dominação Psicológica em uma relação D/s. Mas como toda teoria só tem de valia e sucesso quando se prática, não vá pensando que Dominação Psicológica é somente ler ou ser formado em alguma das ciências. É preciso além de entender, ter habilidade, que acredito que vem de dentro de cada um emanando, como havia falado. “Ser um Dominador em excelência na Dominação Psicológica todos ou a maioria dizem ser. Mas nem todos a entendem profundamente. É como se todos soubessem pintar, mas nem todos são Artistas”
A dominação psicológica é a algema invisível numa relação do tipo D/s. Uma palavra, um olhar, ou mesmo, o silêncio, se tornam sinais vivos do poder do Dominador. Não há distância que se interponha a este poder. A presença do Dominador se cristaliza a partir da simples lembrança do som de sua voz. Torna-se, assim, um elo que acorrenta sem correntes e prende, sem grilhões.
Mas existe um outro lado bem discutido e abordado: O nível de entrega pretendido pelos Dominadores e a proposta de entrega das submissas. Em alguns casos, pode-se observar que a intensidade da entrega de um ultrapassa a expectativa desejada pelo outro. A dominação psicológica pode vir a ser uma armadilha para ambos, na medida em que o senso de equilíbrio seja muito difícil de alcançar. A submissa pode assumir uma posição de dependência muito intensa e longe do pretendido pelo Dominador. Mesmo em se considerando que, as pessoas envolvidas sejam adultas e responsáveis por si mesmas, em termos emocionais, algumas são mais vulneráveis, ou ainda, mais fragilizadas do que outras. Assim como todo relacionamento quando acaba traz conseqüências, não tão agradáveis, não é diferente em uma relação D/s, além de ser mais intenso em alguns casos como uma relação 24/7, é preciso muito cuidado no encerramento de um relacionamento assim. Um acompanhamento psicológico do Dominador se for o caso dele ter tirado a coleira de sua submissa é indispensável na minha opinião, para que não haja danos emocionais ou morais à submissa.
Existem várias técnicas e formas de se dominar uma pessoa. Cada Dominante tem o seu método próprio e/ou estilo para conduzir alguém, adquirido através de estudos e experiências.
Para que a Dominação Psicológica aconteça é fundamental que ambos se conheçam plenamente. É preciso entender, compreender e perceber no seu comportamento, seus pensamentos, suas reações em todas e quaisquer situações como de alegria, impacto, tristeza, euforia, medo, susto e prazer é primordial para quem domina.
Os tipos, técnicas ou formas diferentes de dominação variam entre Dominadores e do conhecimento de cada um. Submissas igualmente são como riscas de zebras ou digitais, onde não há similaridade. Portanto a forma de dominar dependerá da maneira de ser de cada submissa (o). As relações D/s consistem em conhecimento, confiança e entrega, quanto à aplicação das técnicas, podem ser modificadas dentro da própria relação ou períodos posteriores, tudo dependerá do estimulo e da resposta de cada.
Algumas teorias que abordam a Dominação Psicológica pelos seguintes aspectos:
CONDIGNO - Impõe conseqüência desagradável ou dolorosa pela não sujeição. Obtém a sujeição de outra parte pela potencial capacidade de lhe impor uma conseqüência consideravelmente desagradável ou dolorosa pela não sujeição é o poder gerado pela recompensa negativa advinda do ato não conforme ao esperado.
COMPENSATÓRIO - Poder compensatório ao contrário do anterior, obtém a sujeição a partir de uma recompensa positiva ao ato conforme o esperado. A recompensa é a forma mais comum de expressão desse poder.
CONDICIONADO – Treino, adestramento, persuasão, educação, compromisso voluntário, consegue submeter a pessoa à vontade alheia, ou seja, do Dominante.
E algumas formas de dominação utilizadas por Dominantes podem ser aplicadas através da:
- Condução dos pensamentos e sentimentos - induzir a(o) submissa(o) a pensar e desejar o que o Dominante quer e deseja.
- Afetividade - dominante que se utiliza de expressões que tangem amor, paixão... A sujeição vem através da idéia de estreitamento de laços, de união.
- Instigando a Sexualidade – incitar a libido da pessoa dominada.
- Depreciação e Humilhação - Castigos corporais, insultos ou difamações orais como rebaixamento moral, inferiorização, diminuição, críticas simples e contínuas seguido do propósito de “corrigir” ou de tornar o bottom uma “pessoa melhor”.
- Estímulo positivo do ego - elogiando atos, pensamentos, comportamentos. Aos poucos a pessoa cria dependência desse tipo de estimulo
- Carisma - o extraordinário, reconhecimento da personalidade possuidora de poderes sobrenaturais ou, ao menos, extra quotidianos e não acessíveis a qualquer pessoa. Status social dentro de uma classe. Revelações, reverência pelo herói.
- Indução Comportamental e de Postura - feminilidade, masculinidade, espelhando a um modelo pré-concebido ou já existente. Adquirir comportamento adequado.
- Neurolinguística - conduz a obter visão positiva sobre si mesma, instiga capacidades de ação.
Dono, sabes que me Domina por inteiro. corpo e mente... não pelo medo, mas pelo amor. o amor que sinto pelo Senhor, o amor que me conduz à ajoelhar-me aos Seus pés, o amor que faz com que eu pense em Ti o tempo todo...
ResponderExcluira Sua maneira de me Dominar é única! é completa, inteira, verdadeira...
Sua voz, olhar... tudo me atrai. suas algemas invisíveis, em meu coração, estão bem apertadas e somente o Senhor tem a chave.
te amo!
Morite....
ResponderExcluirOlá Senhor,
ResponderExcluirAdoro visitar Teu blog
Um conteúdo perfeito e sempre
esclarecedor...
"Laços invisíveis são os mais profundos"
Beijos Respeitosos
julia